terça-feira, 8 de maio de 2012

INVASÃO MEDIUNICA

O século XIX , marca uma nova fase para a humanidade. Foi quando ocorreu , principalmente nos Estados Unidos e Europa, uma verdadeira invasão mediunica

Foi a época das chamadas MESAS GIRANTES, que despertaram a atenção do Professor Rivail . Mas também houveram,  homens e mulheres das mais variadas classes sociais, capazes de manifestações extraordinarias , verdadeiros milagres , impossiveis de serem explicados.  Foram objeto de estudos dos mais renomados pesquisadores da epóca, alguns foram apanhados em fraude outros não.
Do estudo destes fenomenos surgiram o MODERNO ESPIRITUALISMO, o ESPIRITISMO , a TEOSOFIA e a METAPSIQUICA , que mais tarde se tornaria a PARAPSICOLOGIA .





Daniel Dunglas Home (1833 — 1886)

Um dos mais espantosos médiuns de efeitos fisicos. Famoso pela capacidade de levitação , segundo Artur Conan Doyle ,  Home era um dos mediuns mais completos , produzia VOZ DIRETA, PSICOFONIA , CLAREVIDENCIA entre outros efeitos.

Home foi investigado por diversos pesquisadores (William Crookes , Alexander Aksakof ) que atestaram a autenticidade de sua mediunidade. Jamais foi pego em fraude.








 Ira (1839) e  William Henry (1842)  Davenport foram uma dupla de médiuns estadunidenses de efeitos físicos. Destacaram-se por terem criado o chamado "Gabinete Mediúnico.

Em demonstrações publicas , os dois irmãos eram amarrados dentro do tal gabinete  , e instrumentos musicais , fora do alcançe , começavam a tocar sozinhos. Depois , o gabinete era aberto mostrando que os irmãos ficaram amarrados o tempo todo.






IRMÃS FOX

As irmãs , KATE , LEAH e MAGGIE , foram protagonistas do caso mais famoso dos  Estados Unidos , o caso  HYDESVILLE  em 1848 , um marco na historia do espiritualismo moderno. 

Através da tiptografia , as irmãs se comunicavam com espiritos e se tornaram mundialmente famosas, realizando até sessões publicas .

Durante toda a sua vida houveram  inumeras controvérsias e  perseguições ,  chegando ao ponto de KATE  e MAGGIE em 1888,  negarem sua mediunidade e acusarem a irmã Leah de fraude.

Um ano depois Maggie se arrependeu e negou sua “confissão” .




Henry Slade (1835 – 1905)

Henry Slade produzia escrita-direta em lousas lacradas. Slade também provocava outros fenômenos tais como o arremesso de objetos, materializações de mãos e a execução de músicas. Exibiu-se nos EUA por 15 anos antes de ir a Londres, onde chegou em 1876. Foi investigado pela Comissão Seybert (EUA), pelo Prof. Zöllner,
Em Leipzig, Alemanha juntamente com os professores William Edward Weber (físico), Scheibner (matemático) e Theodore Fechner (físico).
Foi acusado de fraude, e mesmo com o testemunho favorável de Alfred Russel Wallace, Serjeant Cox e outros, foi condenado a três meses de prisão.
Também foi estudado por PAUL GIBIER, que também comprovou a autenticidade dos fenômenos.




FLORENCE COOK  (1856 -1904)

Foi uma adolescente com incrível capacidade de materialização.  Através dela se manisfestava o espirito de KATIE KING. Este foi um dos casos mais famosos.
Esta materizaliação foi exaustivamente testada por SIR WILLIAM CROOKES , cujo veredito foi claríssimo , o fenômeno era totalmente legitimo. 







EUSAPIA PALLADINO (1854 -1918)

A medium italiana foi uma das personagens mais importantes no espirutualismo moderno.
Tinha a capacidade de levitar objetos , desde os mais leves até mesmo mesas.
Foi estudada  por quase todos os grandes cientistas (Richet, Flammarion,Lombroso, Aksakof ,Sir Oliver Lodge ,etc )

Em 1908 foi estudada pelo pesquisador italiano Enrico Imoda, que alegou que radiações semelhantes às do rádio e dos raios catódicos, pesquisadas por Sir William Crookes, emanavam da médium.
Todos estes cientistas comprovaram sua mediunidade, mesmo assim , W. S. Davis a descreveu como uma fraude.

Os poucos bens materiais que possuia , sempre distribuía entre os pobres, vindo a falecer em extrema pobreza.





M.me. d'Esperance (1855-1918)
M.me. d'Esperance, cujo nome de batismo era Elisabeth Hope, foi um grande médium de materializações , também tinha a capacidade de desenhar e psicografar.

Escreveu uma importante autobiografia, e foi estudada por Alexander Aksakof Alguns de seus feitos mediúnicos são também descritos por William Oxley.

Ficou irremediavelmente doente após um pesquisador ter agarrado o espírito Yolanda, materializado numa seção em Helsingfors, no ano de 1893, na tentativa de provar que havia fraude no fenômeno. A desmaterialização súbita do espírito e o choque decorrente na médium a adoeceram.


jonathan koons

Este talvez seja o nome menos conhecido desta lista.
Em 1852 , o pequeno fazendeiro norte americano , descobre sua mediunidade.  Pai de oito filhos (todos sensitivos) , o Sr Koons possuia capacidades fantasticas, foi a primeira vez que se viu o fenomemo de “voz direta” na historia recente. Koons também produzia escrita direta, e “tocava” varios instrumentos ao mesmo tempo.

Perseguido , Koons e sua familia são obrigados a deixar suas terras, e passam a peregrinar por outras cidades, fazendo apresentações publicas de suas habilidades. 

Entre muitos e muitos outros paranormais , também são dignos de nota ;
Dr. Monck, Charles H. Foster, William Eglinton , Stainton Moses .


DIVALDO FALA SOBRE DANIEL DUNGLAS HOME



FONTES :  WIKIPEDIA , GUIA HEU  internet .  

 

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...