terça-feira, 15 de maio de 2012

MANSÃO DO CAMINHO



DIVALDO PEREIRA FRANCO
(*) Construída numa área de 82.000 metros quadrados, a mansão do caminho foi fundado por  Divaldo Franco, juntamente com Nilson de Souza Pereira, o Tio Nilson, no 15 de agosto de 1952, na cidade do Salvador.

Começava a nascer, então o que viria a ser uma dupla experiência: os lares-famílias, reprogramando o ambiente familiar com sábias orientações cristãs e espíritas, envolvidas pela ternura fraternal dos tios e das tias sempre sob a orientação de Divaldo Franco e de Tio Nilson. Desta forma, em mais de quarenta anos, cerca de 680 crianças e jovens residiram nesses lares substitutos, até a emancipação. Uma grande parte deles constituiu família, mantendo seus lares com edificação, trabalhando dignamente, cada qual na área escolhida.

Posteriormente, a partir de 1987, uma nova filosofia de trabalho educacional foi implantada, a fim de adequar o trabalho da Instituição às modernas propostas da pedagogia, foi, então, alterada a estrutura de crianças residentes, visando a mantê-las no meio social em que nasceram, tendo a Instituição como apoio e sustentáculo a fim de reerguê-las ao progresso material e espiritual dignificando as suas existências.
Pouco a pouco foram surgindo as escolas Jesus Cristo, Allan Kardec e Alvorada Nova, matriculando do jardim de infância, pré-primário à 8ª série mais de 2000 alunos. Para oferecer maior apoio à família, foi fundada a Creche A Manjedoura, cuidando de 150 bebês de dois meses a 03 anos de idade, diariamente, das 7 horas da manhã às 17 horas.

O primeiro prédio da Mansão do Caminho, nome dado em homenagem à Casa do Caminho dos primeiros cristãos, situava-se na rua Barão de Cotegipe, n. 124, no bairro da Calçada, em Salvador

Com o numero cada vez mais crescente de assistidos , logo surgiu o Centro de Saúde Dr. Carneiro de Campos, com vários consultórios médicos e odontológicos, laboratório de Análises Clínicas, atende 20.000 pacientes anualmente.

Também existe o trabalho da Livraria Espírita Alvorada Editora, da Gráfica e do Estúdio Alvorada, nos quais são editados e impressos os livros psicografados por Divaldo Franco,bem como a Revista Presença Espírita e outros impressos, enviados para o Brasil e exterior.

O Círculo de Leitura Espírita distribui bimestralmente a revista Presença Espírita, as obras psicografadas por Divaldo Franco, DVD’s e CD’s das conferências e seminários do médium.

A Caravana Auta de Souza, vivenciando a caridade pregada por Jesus e pela Doutrina Espírita, distribui cestas básicas quinzenalmente a 300 famílias necessitadas, bem como a centenas de doentes entre tuberculosos, soro positivos, idosos e gestantes, alimentando, ainda, através de uma sopa- almoço, dezenas de crianças e suas mães,diariamente.

Para conhecer mais sobre esta nobre instituição clique aqui.


(*) texto original  retirado do site da Mansão do Caminho . Esta é uma versão editada.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...