quarta-feira, 3 de outubro de 2012

OS PRINCIPAIS PESQUISADORES DE EQM


Provavelmente, poucos paises no mundo apresentam tantos casos de EQM ( Experiência de Quase Morte ) quanto os Estados Unidos.

Existem poucos dados sobre pesquisas de EQM em outros paises. E a comunidade cientifica americana tem apresentado muito interesse nestas ocorrencias, visto o seu grande numero.

Muitos outros poderiam fazer parte desta lista , visto que atualmente existem mais de OITENTA PESQUISADORES de EQM só nos EUA.

Como uma lista completa é quase impossivel, selecionamos  alguns dos principais pesquisadores desta aréa :



Dr Raymond Moody Jr.
 Médico, psicólogo e parapsicólogo americano.
Ele é o criador do termo EQM (near-death experience, em inglês ) e também escreveu o primeiro livro sobre o assunto , o bestseller Vida Depois da Vida (1975) .
Dr Raymond já entrevistou mais de 900 pessoas que vivenciaram uma EQM. Além de ser um dos co-fundadores da IANDS, também possui pesquisas com TVP ( Terapia de Vidas Passadas) . Juntamente com Elisabeth Kubler-Ross , Moody é considerado o pioneiro nos estudos de EQM.






Dr. Kenneth Ring
Professor emérito de psicologia na Universidade de Connecticu Co-fundador e ex-presidente da  IANDS e editor fundador do Journal of Near-Death Studies.

Ring escreveu diversos livros sobre EQM's, incluindo Life at Death (1982), Ruma ao ponto Omêga (1985) entre outros.
Vicki Umipeg, a 45 anos e cega, era apenas um dos mais de trinta pessoas que o Dr. Ken Ring e Sharon Cooper entrevistaram durante um estudo de dois anos terminou apenas sobre experiências de quase morte com cegos. Os resultados do estudo aparecem em seu livro mais recente Mindsight.




Dr. Michael Sabom é um cardiologista cujo mais recente livro Luz e da Morte, inclui uma análise médica detalhada e científica de uma experiência de quase-morte surpreendente de uma mulher chamada Pam Reynolds. Ela passou por uma operação rara para remover um aneurisma em seu cérebro e sofreu uma EQM. Seu detalhamento notável  das observações fora do corpo , durante a cirurgia , foram mais tarde verificados como muito  precisos. Este caso é considerado um dos mais fortes  de evidência verídica na pesquisa EQM , por causa de sua capacidade de descrever , com detalhes , os  instrumentos cirúrgicos e procedimentos utilizados  quando ela estava c com morte cerebral.


Dr. Sam Parnia é um dos maiores especialista do mundo no estudo científico da morte, do estado da mente humana, do cérebro e das experiências de quase-morte. Divide seu tempo entre os hospitais do Reino Unido e a Cornell University, em Nova York, onde é membro da Unidade de Cuidado Pulmonar. É fundador do Grupo de Investigação da Consciência, na Universidade de Southampton, e presidente da Horizon Research Foundation. Também conduz um estudo científico inovador, em parceria com inúmeros centros médicos do Reino Unido, dos Estados Unidos e do Canadá, que objetiva descobrir, através da ciência, o que acontece quando morremos.



Carl Becker, Ph.D. recebeu seu Ph.D. da Universidade do Havaí em 1981. Ele tem pesquisado as EQMs em hospitais japoneses e literatura por 30 anos. Dr. Becker publicou vários livros sobre bioética, morte e morrer, e EQM, tanto no Japão e nos Estados Unidos. Atualmente, o Dr. Becker é professor de Bioética e Religião Comparada da Universidade de Kyoto, Kyoto, Japão.




Melvim Morse - Pediatra em Seattle, Washington, o Dr. Morse abriu o caminho para o estudo das EQM em crianças. Suas pesquisas são particularmente importantes, uma vez que ele trabalha com uma população inocente.
O Dr. Morse fez, durante dez anos, entrevistas com todas as crianças sobreviventes de parada cardíaca no hospital em Idaho. Sua pesquisa durou três anos, examinando centenas de prontuários, e não incluiu ninguém acima de dezoito anos. Praticamente todas as crianças que experimentaram a EQM passaram por experiências idênticas.
        Publicou os livros Closer to the Light —1990 e Ira nsformed by the Light (Transformado pela Luz ) - 1992.



Dr Pim van Lommel , neurologista holandês, conduziu um estudo sobre as EQMs de sujeitos de pesquisa que tiveram parada cardíaca. As conclusões do estudo sugere que os sujeitos de pesquisa podem ter consciência, com a auto-identidade, função cognitiva e as memórias, incluindo a possibilidade de percepção fora do seu corpo (autoscopia).






Phyllis M. H. Atwater —Foi a primeira autora a afirmar que a EQM modifica a fisiologia do cérebro, alterando sua estrutura e, também, esteve entre os primeiros que afirmaram que essas experiências modificam significativamente os campos eletromagnéticos das pessoas.
        Atwater apresentou três episódios de EQM em um intervalo de pouco mais de dois meses. A primeira “morte" em janeiro de 1977, foi provocada por um aborto, que causou uma séria hemorragia; a segunda, dois dias mais tarde, devido a uma grave trombose na veia da coxa direita. Em 29/03/77 sofreu um colapso físico e mental, e novamente, passou pela experiência. Em cada uma das experiências, que foram diferentes entre si, parecia que, de algum modo, uma era a progressão da outra. No ano seguinte encontrou Elizabeth Kubler-Ross que lhe descreveu o fenômeno de quase morte. Seu estudo sobre a EQM, iniciado em 1978, absorveu-a por completo durante quinze anos, diuturnamente.
        Talvez seja, hoje, uma das maiores autoridades no assunto e sua maior casuística.
        Até o lançamento do seu livro Beyond the Light (Muito Além da Luz) — 1994, entrevistou mais de três mil sobreviventes de EQM espalhados pelos EUA, Canadá, Inglaterra, França, Bélgica, México, Egito, Arábia Saudita, Rússia, Ucrânia, Geórgia, Haiti e Quênia.  
  



FONTES :

wikipedia.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...