domingo, 22 de abril de 2012

O MODERNO ESPIRITUALISMO


IRMÃS FOX , O INICIO DO MODERNO ESPIRITUALISMO

“Para se designarem coisas novas são precisos termos novos.
Os vocábulos espiritual, espiritualista, espiritualismo têm acepção bem definida. Dar-lhes outra, para aplicá-los à doutrina dos Espíritos, fora multiplicar as causas já numerosas de anfibologia.
Os adeptos do Espiritismo serão os espíritas, ou, se quiserem, os espiritistas.”

Allan Kardec  , Introdução do Livro dos Espíritos. 


Comumente, encontra-se na Internet diversos textos sobre os cientistas ou pesquisadores espíritas, alguns deles citam WILLIAM CROOKES , ALFRED RUSSEL WALLACE , ARTHUR CONAN DOYLE (1)  entre outros.

Na realidade, esses homens foram adeptos ou seguidores do ESPIRITUALISMO.

Muitas obras tiveram seu titulo traduzido de forma errônea, como os FATOS ESPIRITAS de Crookes e  A HISTORIA DO ESPIRITISMO de Conan Doyle, quando na verdade o titulo deveria ser Espiritualismo ( Spiritualism em inglês) .

Mas,  o que é Espiritualismo ?


Os Espiritualistas costumam considerar o dia 31 de março de 1849 como o início do seu movimento. Naquela data, Kate e Margaret Fox, de Hydesville, Nova Iorque, relataram que tinham feito contato com o espírito de um mascate assassinado. O que fez disso um evento extraordinário foi que o espírito se comunicava por pancadas audíveis (raps) , as irmãs Fox tornaram-se uma sensação. As demonstrações de mediunidade mostraram ser um negócio lucrativo e logo se tornaram formas populares de entretenimento e catarse espiritual. As irmãs Fox acabaram fazendo disso sua fonte de renda e outros seguiram seu exempl.
Muitas fraudes foram descobertas, porém, descobriu-se posteriormente que muitos mediuns assumiam serem "fraudes" para se livrarem do preconceito e das perseguições , que a época, eram constantes.  
O movimento espalhou-se rapidamente pelo mundo apesar de somente no Reino Unido ter-se tornado tão popular  como nos Estados Unidos . Na Grã-Bretanha, por volta de 1853, convites para o chá   freqüentemente incluíam sessões com as "mesas girantes" .

Os espiritualistas norte-americanos se encontravam em casas particulares para sessões de efeitos físicos, em auditórios para palestras psicofônicas e em acampamentos de veraneio onde milhares compareciam para convenções estaduais ou nacionais.

O movimento era extremamente individualista, onde cada espiritualista confiava em suas próprias experiências e leituras para discernir a natureza do após-vida.

Portanto, a organização demorou a aparecer e quando ocorreu foi resistida por médiuns (de efeitos físicos) e palestrantes psicofônicos. A maioria dos espiritualistas norte-americanos satisfaziam-se em frequentar igrejas cirstãs e as igrejas Unitaristas e Universalistas continham muitos espiritualistas.

Outros Médiuns e Crentes Proeminentes Anglofônicos

Amy Post e Isaac Post eram   Quakers de Rochester, Nova Iorque. Antigos conhecidos da família Fox, eles levaram as Irmãs Fox para a sua casa no final da primavera de 1848. Como Quakers radicais, fazendo campanha pela abolição e pelos direitos iguais para as mulheres, eles ajudaram a colocar uma etiqueta de reforma no movimento (Braude 2001).

Achsa W. Sprague nasceu em 17 de novembro de 1827, em Plymouth Notch, Vermont. Aos 20 anos ela ficou doente com febre reumática e creditou sua recuperação à intervenção dos espíritos. Uma palestrante psicofônica muito popular, ela viajou pelos Estados Unidos até a sua morte em 1861. Como a maioria dos espiritualistas do seu tempo, Sprague era abolicionista e defensora dos direitos das mulheres (Braude 2001).

Cora L. V. Scott (1840-1923) foi a palestrante psicofônica mais popular que houve antes da Guerra Civil Norte-americana. Jovem e bonita, seu aparecimento no palco fascinava os homens. A incongruência entre seu elevado discurso e seu jeito de menina dava crédito à noção de que os espíritos falavam por ela. Cora casou-se quatro vezes e, a cada vez, adotou o sobrenome do marido. Durante o seu período de maior atividade ela era conhecida como Cora Hatch (Braude 2001).

DOUTRINA ESPIRITUALISTA
Os Espiritualistas acreditam na possibilidade de comunicação com os espíritos. Uma crença secundária é que os espíritos estão de certa forma mais próximos de Deus que os humanos vivos e que os espíritos são capazes de crescimento e perfeição. A vida após a morte não é, portanto, um lugar estático mas um onde os espíritos continuam a evoluir. As duas crenças, a de que o contato com espíritos é possível e a de que os espíritos são mais adiantados que os humanos, levam a uma terceira, a de que os espíritos podem prover informação útil sobre assuntos morais e éticos, assim como sobre a natureza de Deus e a vida após a morte. Assim, muitos espiritualistas falarão com seus guias espirituais, espíritos específicos freqüentemente contactados para orientação mundana e espiritual.

O Espiritualismo emergiu num ambiente cristão e tem muitas caracterísitcas em comum com o Cristianismo: um sistema moral essencialmente cristão, uma crença percebida no Deus judaico-cristão, panenteísmo místico e práticas litúrgicas como serviços dominicais e canto de hinos. A razão principal para essas semelhanças é que os espiritualistas acreditam que alguns espíritos são "atrasados" ou brincalhões e se deliciam desviando os humanos do rumo. Assim sendo, desde Swedenborg, os crentes são aconselhados a hesitarem antes de seguir a orientação dos espíritos e geralmente desenvolveram suas crenças dentro de uma estrutura cristã.

Em pontos significativos, o Cristianismo e o Espiritualismo são bem diferentes. Os espiritualistas não acreditam que as ações desta vida levem ao destino eterno de cada alma seja no céu ou no inferno. Em vez disso, eles vêm a vida após a morte como contendo muitas esferas arranjadas hierarquicamente, através das quais cada espírito pode ter sucesso em progredir. Os espiritualistas também divergem dos cristãos quanto ao fato de a bíblia judaico-cristã não ser a fonte primária de seu conhecimento sobre Deus e a vida após a morte e sim os contatos pessoais que eles têm com os espíritos.
Os espiritualistas sofreram feroz oposição dos líderes cristãos.

Ao contrário de outras crenças,  os espiritualistas tendem a falar apenas com os espíritos de humanos mortos e não compartilham a crença nos espíritos de árvores, fontes e outras caracterísiticas da natureza.

De acordo com Arthur Conan Doyle, a maior parte dos espiritualistas britânicos do começo do século vinte eram indiferentes à doutrina de REENCARNAÇÃO (2), com poucos a apoiando e uma minoria significativa lhe sendo vêementemente contrária, alegando estes que tal crença jamais tinha sido confirmada nos contato com os espíritos.

 Desenvolvimentos após os anos de 1920

Já pelo final do século dezenove o Espiritualismo tinha-se tornado cada vez mais sincrético, um desenvolvimento natural em um movimento sem autoridade ou dogma central (Braude 2001).

Na forma da prática o espiritualismo  permanece quase a mesma que há 100 anos, centrada em um médium e seus clientes, com o médium sentado a sós ou em sessão. 
O Espiritualismo organizado hoje parece-se muito mais com uma religião tendo descartado o exibicionismo, assim como a chamada "materialização" que tanto fascinava os primeiros crentes como Arthur Conan Doyle (Guthrie, Lucas, and Monroe 2000).
No entanto, a orientação empírica do Espiritualismo tem muitos adeptos hoje em dia que evitam o rótulo de "Espiritualismo", preferindo o termo "Survivalism" (Sobrevivencialismo).

Os "Survivalists"(3)  abstém-se de religião, e baseiam sua crença na vida após a morte em fenômenos susceptíveis a pelo menos uma rudimentar investigação científica, como mediunidade, experiências de quase-morte, experiências fora-do-corpo, experiências de voz eletrônica e pesquisas sobre reencarnação. 



Abaixo um documentário abordando o tema em questão , observem que o Espiritualismo é erroneamente chamado de espiritismo




NOTAS :
(1) Com certeza o maior divulgador do Moderno Espiritualismo foi o médico e escritor ARTHUR CONAN DOYLE,  seu livro THE STORY OF SPIRITUALISM é referencia obrigatória.
(2) Podemos salientar duas diferenças básicas entre o Moderno Espiritualismo e a  DOUTRINA ESPIRITA :
A primeira seria a falta de uma figura central , um sistematizador , no Espiritualismo não existe uma doutrina básica , uma codificação como a que fez ALLAN KARDEC no Espiritismo.

A segunda diferença crucial, é que , alguns grupos espiritualistas,  não acreditam na REENCARNAÇÃO , um dos postulados irrevogáveis da obra de Allan Kardec.

(3) Um dos grandes expoentes dos Survivalists é o pesquisador DAVI FONTANA. Leia um entrevista com o pesquisador aqui.



FONTES :  Este texto foi editado,  para ler o texto completo acesse a
WIKIPEDIA .

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