sexta-feira, 23 de novembro de 2012

EPES SARGENT




(1813 -1880 )


Nascido no estado americano de Massachusetts , Epes Sargent foi um dos maiores intelectuais que já defenderam o espiritualismo.

Ficou conhecido como um prolifero escritor , produzindo desde comédia até obras educacionais e filosóficas , escreveu para diversos jornais.

Seus livros mais conhecidos são "Canções do Mar, com outros Poemas". e"The Standard Speaker", de 1852, que alcançou mais de sessenta edições.

De 1852 a 1873 escreveu numerosos compêndios e manuais de Instrução, os quais foram largamente adotados nos colégios e escolas dos Estados Unidos.

Seus trabalhos possuíam muitos admiradores , entre eles o notável escritor EDGAR ALLAN POE.
  
Nos últimos 30 anos de sua existência, Epes Sargent interessou-se pelo  Espiritualismo. A principio, foi céptico e 1848 ridicularizou  os fenômenos tiptológicos de Rochester  , acusando seus autores de embusteiros. Somente após inúmeras experiências e realizando sessões por conta própria convenceu-se da sobrevivência da alma e tornou-se um grande propagandista do espiritualismo.

Trocou imensa correspondência com lideres americanos e  europeus do movimento espiritualista.

Suas obras espiritualistas mais importantes foram “Revelations of the Great Modern Mystery, Planchette, with theories respecting it” (Boston, 1869), “Planchette; or, The Despair of Science;  an Account of Modern Spiritualism” (1869), , que faz um amplo relato do Moderno Espiritualismo, seus fenômenos e as diversas teorias que lhe dizem respeito, acrescido de uma vista geral do Espiritismo na França;
“The Proof Palpable of Immortality” (Boston, 1875), que apresenta uma descrição dos fenômenos_de_materialização, bem assim comentários sobre o Espiritualismo  em face da Teologia, da Moral e da Religião; e “The Scientific Basis of Spiritualism” (Boston, 1880), obra que, no dizer do Prof. C. Moutonnier, de Paris, “é um dos tratados mais completos e mais convincentes que já foram publicados sobre esse tema e que ficará como um monumento digno de passar à posteridade”.

  
 O Espiritualismo já não é o desespero da Ciência, como o classificara eu no frontispício da minha primeira obra sobre esse assunto. Seus direitos a um reconhecimento científico, da parte dos observadores inteligentes, já não podem ser postos em dúvidas.”


FONTES :


http://www.espiritismogi.com.br/biografias/epes_sargent.htm
 

 




Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...