LEON DENIS foi um dos maiores, se não o maior continuador da obra de ALLAN KARDEC.
Nasceu na França, em 1º de Janeiro de 1846, numa localidade chamada Foug, na região da Alsácia Lorena. Vindo de uma família pobre, sempre lutou com dificuldade para sobreviver. Desde cedo, mostrava grande capacidade intelectual , um verdadeiro autodidata. Outra curiosidade sobre Leon Denis, era seu modo de vida extremamente regrado, desde jovem dedicava seu tempo livre exclusivamente aos estudos, ignorando os prazeres mundanos .
Aos 18 anos, conhece o LIVRO DOS ESPIRITOS, e após assistir uma palestra de Allan Kardec, decide dedicar-se totalmente a divulgação da doutrina espírita.
Aos 18 anos, conhece o LIVRO DOS ESPIRITOS, e após assistir uma palestra de Allan Kardec, decide dedicar-se totalmente a divulgação da doutrina espírita.
E assim foi sua vida, realizando palestras, escrevendo continuamente artigos e defendendo o espiritismo.
Como todo missionário, sofreu criticas atrozes e perseguições, mas, auxiliado por Jerônimo de Praga, seu guia espiritual, jamais esmoreceu, mesmo diante da cegueira.
Em 1899 participou do II Congresso Espírita Internacional. Participou ainda do Congresso Espírita de Bruxelas (Bélgica).
A partir de 1910 a sua visão começou a diminuir, logo depois da Primeira Guerra Mundial, aprendeu a linguagem Braille.
Em 1925 foi aclamado presidente do Congresso Espírita Internacional (Paris), no qual foi formada a Federação Espírita Internacional.
Ao longo de sua vida manteve estreita ligação com a Federação Espírita Brasileira, tendo sido aprovada por unanimidade a sua indicação para sócio distinto e Presidente honorário da instituição .
Desencarna em 1927 , aos 81 anos , deixando não só uma extensa obra literária espirita , como um incontestável exemplo de trabalho , amor e dedicação ao próximo.
“Recorda-te de que a vida é curta; esforça-te, pois, por conquistar, enquanto o podes, aquilo que vieste aqui realizar: o verdadeiro aperfeiçoamento. Possa teu espírito partir desta Terra mais puro do que quando nela entrou! Pensa que a Terra é um campo de batalha, onde a matéria e os sentidos assediam continuamente a alma; corrige teus defeitos, modifica teu caráter, reforça a tua vontade; eleva-te pelo pensamento, acima das vulgaridades da Terra e contempla o espetáculo luminoso do céu.”
FONTES :
WIKIPÉDIA