Elisabeth Kübler-Ross
(1926 – 2004)
Nascida na Suiça, esta médica, foi a mulher que mudou a maneira como o mundo pensava sobre a morte e o morrer.
O maior trabalho científico e prático de Kübler Ross representou há quatro décadas uma inovação para a medicina ocidental e uma quebra do tabu sobre a morte: o uso de técnicas para que o fim da vida seja mais ameno para os doentes, os médicos que os atendem e os familiares que os cercam.
A publicação em 1969 de seu livro mais bem-sucedido "On Death and Dying" (Sobre a morte e o processo de morrer) marcou o rumo de seu trabalho, que depois foi enriquecido com contribuições de vários especialistas a uma área específica da profissão médica, a tanatologia.
Nesse livro, Kübler Ross, identificou períodos definidos no processo da morte, e métodos para que médicos, enfermeiros e familiares acompanhem e ajudem a pessoa em seus últimos dias.
Os estágios são:
1.Negação e Isolamento: "Isso não pode estar acontecendo."
2.Cólera (Raiva): "Por que eu? Não é justo."
3.Negociação: "Me deixe viver apenas até meus filhos crescerem."
4.Depressão: "Estou tão triste. Por que me preocupar com qualquer coisa?"
5.Aceitação: "Tudo vai acabar bem."
A Kübler Ross é atribuído o impulso inicial para a criação do sistema de asilos específicos para doentes nos Estados Unidos, que são estabelecimentos para internar e cuidar de pessoas desenganadas. Percy Wooten, presidente da Associação Médica dos Estados Unidos, disse que "Kübler Ross foi uma verdadeira pioneira que despertou a consciência da comunidade médica e do público em geral sobre a importância dos assuntos que cercam a morte, o processo de morrer e a luta".
Na década de 70 , juntamente com o Dr RAIMOND MOODY JR, foi uma das pioneiras das pesquisas de EXPERIENCIA DE QUASE MORTE , as conhecidas EQM .
Faleceu em sua casa no Arizona aos 78 anos de idade, informou sua família.
"Vou dançar em todas as galáxias", declarou.
Através de seus vários livros e muitos anos de trabalho com crianças, pacientes de AIDS e idosos portadores de doenças fatais, Kübler-Ross trouxe consolo e compreensão para milhões de pessoas que tentavam lidar com a própria morte ou com a de entes queridos.
E graças a suas incansáveis pesquisas de EQM , deixou a certeza que a vida continua.