segunda-feira, 17 de setembro de 2012

A CIÊNCIA E OS FENOMENOS PARANORMAIS - PARTE 04




Robert Owen (1771 –1858) 

Foi um reformista social galês, considerado um dos fundadores do socialismo e do cooperativismo. Foi um dos mais importantes socialistas utópicos.

Filho de uma família de modestos artesãos , aos 30 anos,tornou-se  co-proprietário e diretor de importantes indústrias escocesas de fiação, em New Lanark. Ali reduziu a jornada de trabalho para 10,5 horas diárias - um avanço para a época, já que a jornada de trabalho de um típico operário têxtil era de 14 a 16 horas diárias. Preocupou-se ainda com a qualidade de vida dos seus empregados, construído casas para as famílias dos operários, o primeiro jardim-de-infância e a primeira cooperativa.

Em 1817 evolui da ação assistencial para a crítica frontal ao capitalismo, tentando convencer as autoridades inglesas, bem como estrangeiras, da necessidade de reformas no setor de produção. Essa nova postura atraiu para si a repulsa dos segmentos conservadores da sociedade da época e, por suas críticas, foi expulso da Inglaterra.

Em 1854, aos 83 anos, e apesar de sua antipatia anterior à religião, Owen anuncia publicamente sua  conversão   ao espiritualismo ,  após uma série de "sessões" com a médium americana Maria B. Hayden .

 Owen afirmou ter tido contato mediúnico com os espíritos de Benjamin Franklin, Thomas Jefferson.

Posteriormente, após sua  morte , os espiritualistas alegam  que seu espírito ditou os "Sete Princípios do Espiritualismo" para a  médium Emma  Hardinge Britten em 1871.





Richard Hodgson (1855-1905)

O australiano Richard Hodgson , foi um dos mais polêmicos pesquisadores dos fenômenos paranormais.
Formado em Cambridge  , Hodgson ( que possuia um personalidade muito forte) , foi um dos primeiros membros da  Sociedade de Pesquisas Psíquicas , juntamente com os  Sidgwicks e Frederic  Myers.
Hodgson especializou-se em desmascarar médiuns, alegando que estes utilizam truques e ilusionismos em suas apresentações.
Em 1884 , publicou um relatório acusando MADAME Blavatsky  de fraude, tal relatório causou grande prejuízo a reputação da fundadora da TEOSOFIA .
Também tentou provar que EUSAPIA PALADINO seria uma fraude, mas não obteve sucesso.
Mas o caso mais importante de sua vida, com certeza foi a famosa médium americana LEONORA PIPER , que lhe fora  apresentada por WILLIAM JAMES.
Usando dos mais curiosos subterfúgios , Hodgson passou mais de QUINZE ANOS tentando provar que Madame Piper era uma fraude.
Diante dos fatos, Hodgon acabou declarando a legitimidade da mediunidade de Madame Piper , e tornou-se um convicto espiritualista.
Após seu falecimento, chegou a dar comunicações através da própria Madame Piper. 




FONTES : WIKIPÉDIA  
http://adb.anu.edu.au/biography/hodgson-richard-3777

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...