sexta-feira, 20 de julho de 2012

A CIÊNCIA E OS FENOMENOS PARANORMAIS - PARTE 02





ARTHUR CONAN DOYLE  (1859 -1930)

Formado em Medicina, Doyle tornou-se mundialmente famoso graças as suas historias sobre o detetive SHERLOCK HOLMES .
Após 20 anos de estudos , tornou-se ferrenho defensor do chamado MODERNO ESPIRITUALISMO , fazendo palestras pela Europa , divulgando suas pesquisas, principalmente com fotografias tiradas de espíritos.

Doyle escreveu o livro The History of Spiritualism, (a historia do espiritualismo) obra obrigatória para os pesquisadores desta área.

Mesmo sendo duramente criticado, Doyle jamais abandonou suas convicções.





VICTOR HUGO (1802 -1855)


Conhecido como  gigante literário (O CORCUNDA DE NOTRE DAME, OS MISERÁVEIS, entre muitos outros) , poucos sabem que  o escritor francês foi condecorado cavaleiro da Legião de Honra em 1825, membro da Academia Francesa e foi eleito deputado constituinte de Paris em 1848 e 1849. Foi eleito presidente do Congresso Internacional da Paz em 1849.
Foi considerado um precursor do espiritismo , pois em 1853 , já fazia  experiencias com as MESAS GIRANTES.
Embora não tenha se declarado como espirita, estudou os fenomenos por mais de 25 anos , e tinha plena convicção da sobrevivencia e eternidade da  alma .






















Johan Carl Friedrich Zöllner (1834 – 1882)

Notável físico alemão, estudou, em 1877, o medium Henry Slade , conseguiu extraordinários fenômenos  de transporte, de levitação e de escrita direta. Tais experiencias são citadas em seu livro FISICA TRANSCEDENTAL de 1878.
Para explicar fenômenos de penetração da matéria pela matéria, imaginou uma quarta dimensão, característica dos seres que habitam o mundo invisível, ou dos Espíritos.






Frederic William Henry Myers (1843 - 1901)


Foi um intelectual, ensaísta, e poeta britânico, notabilizando-se como um dos pioneiros na pesquisa de fenômenos paranormais no final do século XIX .

Em 1882 , ao lado de Henry Sidgwick, Edmund Gourney e Frank Podmore, encabeçam a fundação da Sociedade de Pesquisas Psíquicas (Society for Psychical Research - SPR).

Uma importante e extensa obra  intitula-se Phantasms Of The Livings, de 1886, escrita por Edmund Gourney e Frederic Myers com extensa colaboração de Frank Podmore, na qual são analisados 702 casos em que abrangem, nas palavras de Myers, "todas as transmissões de pensamento e sentimento de uma pessoa para outra, por meios outros que as reconhecidas vias sensoriais". Myers cunhou o termo telepatia para designar tais transmissões, terminologia que se consagrou pelo uso até os dias atuais.

"Pelas minhas experiências, convenci-me de que os pretendidos mortos podem se comunicar conosco e penso que, para o futuro, eles poderão fazê-lo de modo mais completo".





PAUL GIBIER (1851-1900)

Foi médico e membro da Sociedade de Pesquisas Psíquicas de Londres,   diretor do Laboratório de Patologia Experimental e Comparada do Museu de História Natural de Paris e aluno de Louis Pasteur.
Entre suas obras, destaca-se "O Espiritismo (Faquirismo Ocidental)", publicada em 1886, e   "Análise das Coisas", em 1890.

No campo da pesquisas paranormais, estudou HENRY SLADE  entre outros.
Em 1900, enviou ao Congresso Internacional Oficial de Psicologia, reunido em Paris, um relatório de várias materializações de espíritos, observadas em seu laboratório em Nova Iorque, na presença de várias testemunhas, notadamente dos funcionários que o assistiam em seus estudos de biologia .

"Podemos ter provas materiais da existência da alma. Este fato não deixa dúvida alguma no meu Espírito: a Ciência poderá estudar  em diante, quando quiser, o terceiro elemento constitutivo do Macrocosmo, como estuda outros dois elementos, que ela compreende então muito melhor, isto é, a matéria e a energia"


SIR WILLIAM  FLETCHER BARRET (1844-1925)


Este  Físico e Parapsicólogo , foi presidente da Sociedade de Investigações Psíquicas de Londres. Professor de Física do "Royal College of Science for Dublin" e fundador da "Society for Psychical Researches", de Londres.

Além das pesquisas com hipnotismo,  testou os paranormais Florrie Clark, Hester Travers Smith, Gladys Osborne Leonard, e Geraldine Cummins

Após anos de pesquisas , declarou :
“Pessoalmente, estou convencido de que a evidência que temos publicado decididamente demonstra (1) a existência de um mundo espiritual, (2) a sobrevivência após a morte, e (3) de comunicação ocasional dos que já passaram mais... No entanto, é quase impossível de transmitir para os outros que não tiveram uma experiência semelhante e das provas acumuladas pelas evidências.”



 

BARÃO ALBERT VON SCHRENCK NOTZING
(1862 – 1929)


Foi psiquiatra forense e membro da aristocracia alemã, tornou-se interessado na pesquisa psíquica em 1889. Colaborou com Richet, Lombroso, Lodge, e muitos outros em investigações durante 30 anos.

Ficou conhecido por suas experiências com a hipnose. Em 1886 fundou, com o filósofo Carl du Prel em Munique, o "Psychologische Gesellschaft", que tratava de assuntos que, hoje, são principalmente associados com a parapsicologia.


Com certeza , foi um dos maiores pesquisadores dos fenômenos de efeitos físicos na Alemanha, sendo que obteve cabelos do espírito materializado, comparando-os, microscopicamente com os da médium, constatando que não poderiam ser da mesma pessoa.

Entre seus trabalhos, constam sessões fotográficas e filmagens de médiuns gerando ectoplasma.

Investigou e comprovou a mediunidade de Eusápia Palladino, Eva C. (Marthe Béraud), Rudi Schneider, Stanislawa Tomczyk,  entre outros.






JULIAN OCHOROWICZ
(1850 – 1917)

Professor de psicologia da Universidade de Lemberg, co-diretor do Institut General Psychologique de Paris, e distinto investigador psíquico.
Ochorowicz estudou ciências naturais em Warsaw University, graduando em 1871. Em 1874 ele recebeu seu doutorado da Universidade Leipzig, e desde 1881 , foi professor assistente (docente), de psicologia e filosofia natural na Universidade Lwow.

O polonês Ochorowicz , foi um pioneiro da pesquisa empírica em psicologia, e estudos realizados em ocultismo, espiritismo, hipnotismo e telepatia.
A mediunidade de Stanislawa Tomczyk foi descoberta por Ochorowicz. Em suas experiências com ela,  alcançou  sucesso em levantar objetos pequenos e de suspensão no ar, sem contato com suas mãos.
"Quando me recordo de que, numa certa época, eu me admirava da coragem de William Crookes em sustentar a realidade dos fenômenos espiritualistas ; quando reflito, sobretudo, que li as suas obras com o sorriso estúpido que iluminava a fisionomia dos seus colegas, ao simples enunciado destas coisas, eu coro de vergonha por mim próprio e pelos outros"



EUGÈNE OSTY
(1874-1938)

Foi um médico francês,  neurologista de fama internacional.

Vice-Presidente Honorário da Nacional Harry Laboratório de Pesquisas Psíquicas e Fundador e Diretor do IMI (Instituto de Metapsíquica Internacional) entre os anos de 1924-1938, sendo que atualmente ainda existente este Instituto em Paris. E foi o mais destacado pesquisador Psíquico da França de sua época.

Em 1910 começou a sua investigação sobre o que ele chamou “Metapsiquica” e resumiu as suas pesquisas em 1913 na sua obra Lucidité et Intuition (Lucidez e Intuição). Em seu retorno da guerra, Gustave Geley convidou a participar do Comitê Gestor do IMI aonde colaborou ativamente com outros pesquisadores , como o ilustre fisiologista Charles Richet e o astrônomo Camille Flammarion.

Eugène Osty abandonou a sua carreira como médico, para se dedicar inteiramente ao IMI e ao estudo da psicologia aonde ele organiza e supervisiona as experiências, especialmente com Jean Guzik, em seguida, com o médium austríaco Rudi Schneider. Além disso, ele estabeleceu por anos, sessões em público com Pascal Fortuny e Laplace Joan.

Em seus trabalhos de pesquisas no campo experimental da fenomenologia espírita, ele declarou, em sua obra "La Connaissance Supranormale", o seguinte:

"Impõe-se a evidência de que estamos diante de um foco dínamo-psíquico, donde emanam manifestações de ilimitado poder. Além do consciente, encontra-se a propriedade de transformar a matéria viva, de torná-la amorfa, de exteriorizá-la e de fazer dela novas formas vivas. Além do consciente, encontra-se a propriedade de perceber o imperceptível, de conhecer o ignorado.



FONTES :
http://www.guia.heu.nom.br/grandes_cientistas.htm


http://www.autoresespiritasclassicos.com/

e  WIKIPÉDIA.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...