William
Crookes (1832-1919) foi considerado uma das maiores inteligências da Inglaterra, e com
certeza foi o cientista mais condecorado do século XIX, suas pesquisas em
física e química lhe concederam as seguintes medalhas : a Royal Gold
Medal, em 1875; a David Medal, em 1888; a Sir
Joseph Copley Medal,, uma medalha de ouro e um prêmio de 3.000 francos da
Academia de ciências da França.
Também
foi presidente das seguintes instituições: Royal Society, Chemical
Society, Institution of Electrical Engineers e British Association .
Entre
inumeráveis estudos do campo da física, Crookes marcou seu nome no mundo
cientifico como descobridor do Tálio, do Radiômetro; do Espintariscópio , dos
tubos de raios catódicos , que levam seu nome , também identificou a primeira
amostra conhecida de hélio, e revelou o quarto estado da matéria , a Matéria
Radiante.
Fundou
o jornal Chemical News, em 1859, e foi editor do Quarterly
Journal of Science, em 1864.
A
partir de 1969, interessa-se pelo chamado Moderno Espiritualismo (*) ou
Espiritualismo Vitoriano, graças à médium Mary
Marshall, por quem também se interessou Alfred Russel Wallace.
Outro
médium que chamou a atenção do cientista foi J. J. Morse. Em 1870, Crookes anuncia publicamente que investigará
os fenômenos do espiritualismo, tal declaração é recebida com entusiasmo pela
imprensa inglesa que tinha verdadeira aversão pelo espiritualismo.
Em 1871, Crookes apresenta a Royal Society um
extenso relatório de suas experiências com vários médiuns, os mais conhecidos
foram Kate Fox (das irmãs FOX) e o famosíssimo Daniel
Douglas Home. Seu veredito : os fenômenos eram verdadeiros .
Tal
relatório causou reações extremadas, cientistas e jornalistas atacaram Crookes
de todos os lados, alguns, chegaram a pedir sua expulsão do Royal Society .
Mas
o episodio mais polêmico ainda estava por vir, uma adolescente de 15 anos
chamada Florence Cook veio bater a
porta do grande físico. Após três anos de testes ,em 1874, Crookes vem
novamente a publico anunciar o resultado de suas pesquisas: a Srta Cook
realmente materializava o espirito chamado Katie King .
Uma
rápida pesquisa na Internet sobre a vida do Sir William Crookes provavelmente
trará a informação de que, após o caso Katie King, o iminente físico afastou-se
das pesquisas “psíquicas”.
Tal
afirmação é inverídica, embora tenha sido ainda mais perseguido, Crookes
tornou-se membro de várias sociedades e grupos de pesquisa, tais como o GHOST CLUB, do qual foi presidente em
1907, Ordem Hermética da Aurora Dourada , A SOCIEDADE TEOSOFICA e o mais reconhecido a Society forPsychical Research, que também ocupou a presidência em 1890.
Em entrevista a The International Psychic
Gazette, em 1917, declara:
“Nunca tive jamais qualquer ocasião para modificar minhas ideias a respeito. Estou perfeitamente satisfeito com o que eu disse nos primeiros dias. É absolutamente verdadeiro que uma conexão foi estabelecida entre este mundo e o outro.»
“Nunca tive jamais qualquer ocasião para modificar minhas ideias a respeito. Estou perfeitamente satisfeito com o que eu disse nos primeiros dias. É absolutamente verdadeiro que uma conexão foi estabelecida entre este mundo e o outro.»
Após seu falecimento em 1919, Crookes é acusado (sem
prova alguma) de estar apaixonado pela Senhorita Cook e que seus resultados
eram todos fraudados.
A este e aos outros detratores, fica o comentário do
grande CHARLES RICHET:
"É
facílimo dizer que se enganaram ou foram enganados. É uma objeção que está à
altura do primeiro sabichão que aparece. Quando o grande William Crookes relata
ter visto, em seu laboratório, Katie King, fantasma capaz de se mover, de
respirar ao lado de sua médium, Florence Cook, o dito sabichão pode erguer os
ombros e dizer: "É impossível. O bom senso faz-me afirmar que Crookes foi
vítima de uma ilusão, Crookes é um imbecil". Mas este pobre sabichão não
descobriu nem a matéria radiante, o tálio, nem as ampolas que transmitem as luz
elétrica. E assim, minha escolha está feita. Se o sabichão disser que Crookes é
um farsante ou um louco, serei eu quem sacudirá os ombros”.
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(*) Movimento espiritualista surgido a partir de
1848, popular nos Estados Unidos e Inglaterra. Embora
pratiquem a mediunidade, não acreditam em reencarnação, ao contrario da
DOUTRINA ESPIRITA.
Fontes :
Victor Zammit - A Lawyer Presents the Case for the Afterlife
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