domingo, 13 de abril de 2014

Um gigante chamado Crookes



William Crookes (1832-1919) foi considerado uma das maiores inteligências da Inglaterra, e com certeza foi o cientista mais condecorado do século XIX, suas pesquisas em física e química lhe concederam as seguintes medalhas : a Royal Gold Medal, em 1875; a David Medal, em 1888; a Sir Joseph Copley Medal,, uma medalha de ouro e um prêmio de 3.000 francos da Academia de ciências da França.
Sem mencionar seu titulo de Sir, outorgado pela rainha Vitoria em 1897.


Também foi presidente das seguintes instituições: Royal Society, Chemical Society, Institution of Electrical Engineers e British Association  .
Entre inumeráveis estudos do campo da física, Crookes marcou seu nome no mundo cientifico como descobridor do Tálio, do Radiômetro; do Espintariscópio , dos tubos de raios catódicos , que levam seu nome , também identificou a primeira amostra conhecida de hélio, e revelou o quarto estado da matéria , a Matéria Radiante.

Fundou o jornal Chemical News, em 1859, e foi editor do Quarterly Journal of Science, em 1864.  
A partir de 1969, interessa-se pelo chamado Moderno Espiritualismo (*) ou Espiritualismo Vitoriano, graças à médium Mary Marshall, por quem também se interessou Alfred Russel Wallace.
Outro médium que chamou a atenção do cientista foi J. J. Morse. Em 1870, Crookes anuncia publicamente que investigará os fenômenos do espiritualismo, tal declaração é recebida com entusiasmo pela imprensa inglesa que tinha verdadeira aversão pelo espiritualismo.
 Em 1871, Crookes apresenta a Royal Society um extenso relatório de suas experiências com vários médiuns, os mais conhecidos foram  Kate Fox (das irmãs FOX) e o famosíssimo Daniel Douglas Home. Seu veredito : os fenômenos eram verdadeiros .

Tal relatório causou reações extremadas, cientistas e jornalistas atacaram Crookes de todos os lados, alguns, chegaram a pedir sua expulsão do Royal Society .
Mas o episodio mais polêmico ainda estava por vir, uma adolescente de 15 anos chamada Florence Cook veio bater a porta do grande físico. Após três anos de testes ,em 1874, Crookes vem novamente a publico anunciar o resultado de suas pesquisas: a Srta Cook realmente materializava o espirito chamado Katie King .
Uma rápida pesquisa na Internet sobre a vida do Sir William Crookes provavelmente trará a informação de que, após o caso Katie King, o iminente físico afastou-se das pesquisas “psíquicas”.

Tal afirmação é inverídica, embora tenha sido ainda mais perseguido, Crookes tornou-se membro de várias sociedades e grupos de pesquisa, tais como o GHOST CLUB, do qual foi presidente em 1907, Ordem Hermética da Aurora Dourada , A SOCIEDADE TEOSOFICA e o mais reconhecido a Society forPsychical Research, que também ocupou a presidência em 1890.
Em entrevista a The International Psychic Gazette, em 1917, declara:

 “Nunca tive jamais qualquer ocasião para modificar minhas ideias a respeito. Estou perfeitamente satisfeito com o que eu disse nos primeiros dias. É absolutamente verdadeiro que uma conexão foi estabelecida entre este mundo e o outro

Após seu falecimento em 1919, Crookes é acusado (sem prova alguma) de estar apaixonado pela Senhorita Cook e que seus resultados eram todos fraudados.

A este e aos outros detratores, fica o comentário do grande CHARLES RICHET: 

"É facílimo dizer que se enganaram ou foram enganados. É uma objeção que está à altura do primeiro sabichão que aparece. Quando o grande William Crookes relata ter visto, em seu laboratório, Katie King, fantasma capaz de se mover, de respirar ao lado de sua médium, Florence Cook, o dito sabichão pode erguer os ombros e dizer: "É impossível. O bom senso faz-me afirmar que Crookes foi vítima de uma ilusão, Crookes é um imbecil". Mas este pobre sabichão não descobriu nem a matéria radiante, o tálio, nem as ampolas que transmitem as luz elétrica. E assim, minha escolha está feita. Se o sabichão disser que Crookes é um farsante ou um louco, serei eu quem sacudirá os ombros”.

________________________________________________________________________
(*) Movimento espiritualista surgido a partir de 1848, popular nos Estados Unidos e Inglaterra. Embora pratiquem a mediunidade, não acreditam em reencarnação, ao contrario da DOUTRINA ESPIRITA.

Fontes :

Victor Zammit - A Lawyer Presents the Case for the Afterlife

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...