sexta-feira, 6 de abril de 2012

A CIÊNCIA E OS FENOMENOS PARANORMAIS - PARTE 01


Na metade  do século XIX , houve uma verdadeira “invasão mediúnica” principalmente nos EUA e Europa.
 Surgiram incríveis médiuns de efeitos físicos , tais como Douglas Duncan Home, Henry Slade , Eusapia Palladino entre outros . Diversos cientistas, homens ilustres , dedicaram seu tempo a pesquisa-los . Alguns por curiosidade, outros no intuito de desmascará-los, mas , com o tempo e dedicação , acabaram por comprovar a autenticidade dos fenômenos .

Muitos destes homens não eram espíritas , outros eram Espiritualistas , mas independente de suas convicções , todos contribuíram enormemente para o progresso da ciência e da humanidade.

O numero de pesquisadores é tão grande, que uma divisão em listas tornará mais facil a leitura , vejamos a primeira parte :


WILLIAM CROOKES (1832 -1919)

Falar de pesquisadores sem citar Crookes , seria um absurdo. Verdadeiro gigante cientifico , em 1861 este cientista inglês, descobriu o tálio, que é o elemento químico de número atómico 81. Também identificou a primeira amostra conhecida de hélio, em 1895. Foi o inventor do radiômetro , desenvolveu os tubos de Crookes, investigando os raios catódicos e descobriu o quarto estado da matéria, ou seja, o estado radiante.

Durante três anos,de 1870 a 1873, com a médium Florence Cook, de apenas quinze anos de idade, obteve a materialização do Espírito, Katie King.  Os exaustivos testes feitos por Crookes , comprovaram que o fenômeno era legitimo.  Crookes foi vitima de perseguições e zombarias por defender suas descobertas, mas nunca as renegou.





ERNESTO BOZZANO (1862-1943)


Professor da Universidade de Turim. Materialista assumido , tornou-se o  maior pesquisador dos fenômenos paranormais, escrevendo centenas de monografias e cinqüenta e dois livros sobre este assunto.

Pesquisou por mais de 40 anos e investigou todos os grandes médiuns de sua época .

Pesquisou cada aspecto da metapsíquica: telepatia, clarividência, psicocinese, e aparição de espíritos. Fundou em Gênova, sua cidade natal, um dos mais importantes grupos de pesquisa metapsíquica da Europa, integrado por intelectuais, doutores e  professores universitários.

Trocou intensa correspondência com William Crookes , Oliver Lodge e Charles Richet.

"Os fundamentos do saber humano passarão da concepção materialista do Universo à concepção espiritualista do ser, com as conseqüências filosóficas, sociais, morais e religiosas, que dela decorrem..."






ALEXANDER AKSSAKOFF (1832 -1903)

Verdadeiro gigante intelectual,  foi diplomata russo, conselheiro de Alexandre III. Doutorou-se em filosofia e se notabilizou na investigação e na análise dos fenômenos espíritas durante o século XIX. Foi professor da Academia de Leipzig e fundador, em 1874, da revista Psychische Studien(Estudos Psíquicos), na Alemanha. Em 1891, lançou em Moscou a revista de estudos psíquicos Rebus, a primeira do gênero na Rússia. Criou adeptos entre cientistas e filósofos de seu tempo, que, através de experiências feitas com médiuns famosos como Daniel Dunglas Home, levou a Rússia a formar a primeira comissão de caráter puramente científico para o estudo dos fenômenos espíritas. Sustentou longa polêmica e refutou as explicações materialistas do filósofo alemão Von Hartmann, discípulo de Schopenhauer, que atribuía todos os fenômenos espíritas a manifestações do inconsciente ou a charlatanismos. ".






GUSTAV GELEY (1868 - 1924)

Geley foi um dos mais notáveis pesquisadores no campo das materializações, tornando-se referência obrigatória no estudo do ectoplasma e seus fenômenos. Estão entre suas contribuições os estudos e pesquisas extensivas com os médiuns de efeitos físicos Franek Kluski, Jean Guzik e Eva Carriére.

Seu trabalho com Eva Carriére, a quem submeteu aos mais rigorosos testes e provas afim de evitar qualquer possibilidade de fraude, foram assistidos por mais de 150 homens de ciência comprovando a veracidade das materializações ali obtidas.  

Em 1919, convidado por J. Myers, abandonou a prática médica e passou a dedicar-se integralmente as pesquisas metapsíquicas, tornando-se o primeiro presidente do Instituto de Metapsíquica Internacional – I.M.I. Com Franek Kluski conseguiu obter moldes em parafina de mão e braços de espíritos materializados, ainda hoje em exposição no IMI em Paris.

Entre 1922 e 1923 acompanhou um novo ciclo de sessões de ectoplasmia, com o médium Jean Guzik, do que resultou o documento chamado de "Manifesto dos 34", assinado por eminentes homens de ciência, médicos, escritores e peritos da polícia. De 1921 a 1923 realizou, quer em Varsóvia, quer em Paris, experiências com o médium polonês Stephan Ossoviecki.

“Eu sou um reencarnacionista por três razões: (1) porque a doutrina me parece totalmente satisfatória do ponto de vista moral, (2) absolutamente racional do ponto de vista filosófico e (3) do ponto de vista científico aceitável, ou melhor ainda, provavelmente verdadeira.






CHARLES RICHET (1850-1935)

Um dos maiores gênios  que investigaram os fenômenos paranormais. O Professor Richet foi fisiologista e também interessou-se por aviação, e desenvolveu com Louis Breguet em 1907 um giroplano. Descobridor da soroterapia, criou a metapsíquica e recebeu o Nobel de Fisiologia ou Medicina de 1913, por trabalhos relativos à anafilaxia (reações alérgicas).

É o fundador da METAPSIQUICA e criador da expressão “ectoplasma”. Nunca aceitou a hipótese espírita  , como também não a negou.

Mas em carta divulgada em 1936, confessa ao amigo e debatedor BOZZANO :

 “E agora, abro-me a você, de modo absolutamente confidencial. O que você supunha é verdade. Aquilo que não conseguiram Myers, Hodgson, Hyslop e Sir Oliver Lodge, obteve-o você por meio de suas magistrais monografias, que sempre li com religiosa atenção. Elas contrastam, estranhamente, com as teorias obscuras que atravancam a nossa ciência.
Creia, peço-lhe, nos meus integrais sentimentos de simpatia e de gratidão.”





CESARE LOMBROSO (1835-1909)

Médico, cirurgião e cientista italiano. Lombroso ridicularizou as manifestações com a publicação do opúsculo "Studi sull'ipnotismo" (Turim, 1882). Entretanto, a convite do conde Ercole Chiaia para que estudasse melhor o assunto, participou de sessões com a médium italiana Eusápia Palladino, convencendo-se de que eram fenômenos reais. As pesquisas que realizou com essa médium encontram-se publicadas na obra "Hipnotismo e Mediunidade".

Em 15 de julho de 1891 foi publicada uma carta onde declarou :

“Estou muito envergonhado e desgostoso por haver combatido com tanta persistência a possibilidade dos fatos chamados espiríticos; digo fatos, porque continuo ainda contrário à teoria. Mas os fatos existem, e deles me orgulho de ser escravo.”




THOMAS ALVA EDSON (1847-1931)

Considerado o maior inventor de todos os tempos, Edson chegou a ter mais de MIL PATENTES registradas em seu nome.

Edson era membro da sociedade teosofica e tinha plena certeza na sobrevivência da alma. Um de seus projetos era criação de um aparelho que permitisse a comunicação com os mortos , antecipando assim o advento da TCI (Transcomunicação Instrumental)

"Se a nossa personalidade sobrevive, então é estritamente lógico e científico presumir que ela retém a memória, o intelecto e outras faculdades e conhecimentos que adquirimos nesta Terra."







ALFRED RUSSEL WALLACE (1823-1913)

Foi naturalista, evolucionista, geógrafo e antropólogo. E embora tenha sido conhecido como  co-fundador da teoria a seleção natural, o próprio CHARLES DARWIN reconhecia a genialidade de Russel.
Dentre os muitos prêmios concedidos a Wallace vale citar a Order of Merit (Ordem do Mérito), de 1908, a Medalha Copley da Royal Society (Sociedade Real), de 1908, a Medalha do Fundador da Royal Geographical Society e a Medalha de Ouro da Linnean Society (Sociedade Lineana), de 1892.

Em 1865, Wallace investigou os fenômenos das mesas girantes ainda tão em voga na Europa; a mediunidade de Mr. Marshall, de Mr. Cuppy e outras, afirmando mais tarde que as comunicações com espíritos "são inteiramente comprovadas tão bem como quaisquer fatos que são provados em outras ciências".






SIR OLIVER LODGE (1851-1940)



Foi   professor de Física e Matemática do University College, em Liverpool, e reitor da Universidade de Birmingham.

Como inventor, conseguiu fama internacional em suas pesquisas com eletricidade. Também  inventou  a vela de ignição ,o telégrafo sem fio,  o alto-falante, o tubo de vácuo e o sintonizador variável.

Em suas investigações , obteve comunicações do espirito de seu filho morto em combate na primeira guerra mundial , tais contatos estão registrados em seu livro Raymond , um verdadeiro best-seller. 

Escreveu mais de quarenta livros sobre a vida após a morte, o éter, relatividade e a teoria eletromagnética.


“Para mim, a evidência é virtualmente completa, e não tenho nenhuma dúvida da existência e da sobrevivência da personalidade, como não a teria sobre a dedução de qualquer experiência ordinária e normal."


  



Aos 19 anos de idade , era considerado o maior astrônomo da Europa. Entre seus livros destaca-se a obra PLURALIDADE DOS MUNDOS HABITADOS.
Colaborador de Kardec, muitas vezes entrou em discordância com os espíritas .
Em 1905 fez as seguintes declarações :  “A observação positiva prova a existência de um mundo psíquico tão real quanto o mundo conhecido por nossos sentidos físicos.

1º) A alma existe como um ser real, independente do corpo.
   
2º) Ela é dotada de faculdade ainda desconhecidas pela ciência.

3ª) Ela pode agir e perceber à distância sem o intermédio dos sentidos.

 4ª) O futuro è preparado, antecipadamente, determinado por causas que o constituirão. A alma, por vezes, o percebe.


 P.S : Alguns questionam estes pesquisadores alegando que a tecnologia avançou muito , e provavelmente hoje em dia , chegariam a outros resultados.

Em resposta , clique aqui  e veja pesquisas atuais sobre os fenomenos paranormais 

CLIQUE AQUI E LEIA A PARTE 02


FONTES : 

http://www.guia.heu.nom.br/grandes_cientistas.htm


 
http://www.autoresespiritasclassicos.com/

e  WIKIPÉDIA.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...