sábado, 14 de abril de 2012

CIENCIA E ESPIRITUALIDADE




CIENCIA SEM RELIGIAO É COXA, E RELIGIAO SEM CIENCIA É CEGA
Albert Einstein


 
Como visto no texto anterior (para ler clique aqui) , grandes nomes da ciência se dedicaram as pesquisas dos chamados fenômenos paranormais.  Justamente por causa destes fenômenos surgiu a METAPSIQUICA (termo cunhado  por CHARLES RICHET ) que viria a se tornar a PARAPSICOLOGIA.

E desta forma, novas áreas de investigação foram surgindo, vejamos algumas pesquisas contemporâneas:



REENCARNAÇÃO

 O canadense , Dr. Ian Stevenson (1918-2007) Professor Catedrático da Universidade de Charlotestville, nos E.U.A., tornou-se o nome mais conhecido na areá de investigação reencarnatoria.
Publicou em 1997 um livro em dois volumes, com 2.500 páginas, Biology and Reincarnation, com casos documentados de  memórias espontâneas ligadas a marcas de nascença. 
O Dr Stevenson foi um pesquisador incansável neste areá, em 40 anos de atividades, catalogou mais de 3000 casos de crianças que se lembravam de outras vidas, escreveu mais de 200 artigos e 12 livros sobre o assunto.

Um dos seus livros mais famosos é VINTE CASOS SUGESTIVOS DE REENCARNAÇÃO , obra onde aborda com detalhes, vinte casos isentos de fraude, de crianças que se lembram de vidas anteriores.

A Equipe do Professor H. N. Banerjee na Universidade de Jaipur, Índia, também conta com mais de 3000 casos catalogados;


Dr Ian Stevenson




ALMA , ESPIRITO  E CONSCIENCIA

A aura, campo eletromagnético que reveste a superfície de todo corpo material, teve sua existência comprovada pelos cientistas russos Semyon e Valentina Kirlian.
Nos anos 30, eles criaram uma máquina capaz de fotografar a aura, daí seu nome, foto kirlian. Segundo o biólogo Manoel Mosart Machado, do Núcleo de Estudos dos Fenômenos Paranormais da Universidade de  Brasília, “a aura é um campo luminoso multicolorido que envolve o corpo físico, um reflexo da parte energética das pessoas”. Para vê-la, diz Machado, não é preciso ter poderes paranormais. “Uma técnica é colocar a mão contra um fundo claro e olhar de maneira desfocada um pouco ao lado dos dedos.” Segundo os estudiosos, a aura humana pode ser classificada de acordo com três parâmetros: coloração, densidade e espessura. A coloração estabelece o plano de evolução da pessoa, de acordo com a pureza do seu espírito. A densidade está relacionada ao grau de mediunidade de cada um, a capacidade de se comunicar com o mundo dos espíritos. E a espessura refere-se ao estado de saúde, revelando também características da personalidade. Por meio do estudo da aura, termo que vem do latim e significa “sopro de ar”, acredita-se que é possível definir os estados físicos, emocionais e espirituais das pessoas.


Psicologia transpessoal


É um ramo da psicologia que busca a compreensão dos múltiplos estados da consciência e propõe a superação dos conflitos por meio de uma “cosmovisão integradora”. Surgiu como evolução da psicologia humanista dos anos 60 e subverteu conceitos e práticas terapêuticas que marcaram a primeira metade do século 20. Em vez do determinismo das ações humanas e da ênfase na consciência normal em estado de vigília, a psicologia transpessoal realça os aspectos do chamado inconsciente coletivo e desafia o limite da ciência.
Foi Jung, ex-discípulo de Freud, quem primeiro descreveu esse nível da mente e os fenômenos que lhe são associados. Tempos depois, baseado em pesquisas experimentais que incluíram sessões com LSD (para estudo dos estados alterados de consciência), um grupo de psicólogos americanos e europeus,  liderado por Abraham Maslow e Stanislaf Grof, ampliou os conceitos junguianos e estruturou um novo tipo de psicoterapia.

 Os métodos da psicologia transpessoal abrangem experiências de expansão temporal e espacial da consciência, inclusive regressões a “vidas passadas”, como forma de conduzir o indivíduo a estados psíquicos  superiores, que o ajudem a superar os condicionamentos do ego e a viver plenamente.


E falando em vidas passadas, a TVP- Terapia de Vidas Passadas , é  uma forma de terapia que utiliza hipnotismo para acessar ,memórias inconscientes de fatos passados para solucionar problemas e dificuldades das pessoas.
Estas memórias podem ser de origem recente (memórias a partir do nascimento) ou remota (memórias da vida intra-uterina, vidas passadas e intervidas).

O termo TVP , foi criado pelo norte americano  Dr Morris Netherton  (psicólogo - PhD) que  iniciou , nos anos 60 , seus estudos sobre a influência das Vidas Passadas na Vida Atual. A partir destes estudos ele desenvolveu o principal e o mais reconhecido método de acesso à estas memórias passadas. Em 1978 publicou nos EUA seu primeiro livro, que na tradução brasileira recebeu o nome de "Vidas Passadas - uma abordagem  psicoterápica" (Summus Editorial). Desde esta época vem ensinando a Terapia de Vidas Passadas em inúmeros países, tais como EUA, Suíça, Alemanha, Holanda, Canadá, Índia e Brasil.

Também o  Dr Patrick Drouot, depois de dez anos de pesquisas, concluiu que a morte não existe: o que acontece é a sobrevivência da alma e o mesmo ser vive várias vezes. Escreveu um livro, já na 5ª edição, denominado: "Somos todos imortais".

A cientista Hellen Wambach, que já fez 4500 pessoas regredirem na memória, fez pesquisa com uma senhora de 43 anos, cega de nascença, que descreveu ambientes da antiga Roma na época em que era esposa de um soldado.

Bryan Weiss, é outro psiquiatra famoso nesta aréa , publicou os livros MUITOS MESTRES MUITAS VIDAS e A CURA PELA TERAPIA DAS VIDAS PASSADAS.
 Edith Fiori, e Denys Kelsey, são alguns dos vários pesquisadores desta área.

(Clique aqui para ler mais sobre este assunto)

Experiência de quase morte


Já o Dr . Raymond Moody que é médico, psicólogo e parapsicólogo norte americano, é amplamente conhecido como autor de livros sobre vida depois da morte e experiências de quase-morte, um termo criado pelo próprio em 1975. O seu título mais vendido é Vida Depois da Vida.

As pessoas que viveram o fenômeno relatam, geralmente, uma série de experiências comuns, descritas nos estudos de Elizabeth Kubler-Ross ,tais como:

- um sentimento de paz interior;
- a sensação de flutuar acima do seu corpo físico;
- a impressão de estar em um segundo corpo, distinto do corpo físico;
- a percepção da presença de pessoas à sua volta;
- a visão de seres espirituais;
- visão de 360º;
- sensação de que o tempo passa mais rápido ou mais devagar;
- ampliação de vários sentidos;
-a sensação de viajar através de um túnel intensamente iluminado no fundo (efeito túnel).

Também temos o biologista Dr. Robert Crookall, autoridade mundial em Experiências Fora-do-Corpo,que escreveu varias obras sobre  projeções astrais .
Ele coletou centenas de casos, os quais registrou em seu livors. Crookall afirmava ter plena convicção que o corpo astral é distinto do corpo físico e sobrevive a morte.


OS MORTOS DIZEM OLÁ

A transcomunicação instrumental (TCI) estuda a comunicação entre vivos e mortos através de aparelhos eletrônicos como, por exemplo, rádio, televisão, telefone e computador.

O padre François Brune diz que é escandalosos o silêncio, o desdém e mesmo a censura exercida pela ciência e pela Igreja, a respeito da descoberta mais extraordinária de nosso tempo: a existência de vida após a vida e a possibilidade de comunicar-nos com os que chamamos de mortos.
O Padre. François é bacharelado em Latim, Grego e Filosofia. É o representante do Vaticano para assuntos  de Transcomunicação Instrumental 

Atualmente são muitos padres envolvidos com transcomunicação. O padre suíço Léo Schmid publicou o livro Quando os Mortos Falam, resumindo cerca de 12 mil comunicações de espíritos por vozes paranormais, registradas em gravador por fita cassete.

 Também o padre Karl Pfleger foi liberado de suas obrigações tradicionais da Igreja para pesquisar o assunto e resultou em opiniões claras e definidas de que a comunicação era uma realidade.

Após quatro anos de gravações experimentais, em 1963, o produtor de cinema  Friendrich Jürgenson , anuncia ao mundo sua descoberta, publicando também o livro Vozes do Universo e Telefone para o Além.

O filósofo e psicólogo Dr. Konstantin Raudive, possuía um acervo com mais 72 MIL GRAVAÇÕES de vozes do "além”.

"Testes extensivos demonstraram que a origem paranormal das vozes é altamente provável". declarou o Prof.Dr. Hans Bender, diretor do Instituto Universitário de Psicologia, de Freiburg .

No Brasil , destacam-se  Clóvis Sousa Nunes (que é Membro da Sociedade Suíça de Parapsicologia em Zurique; Membro da Metascience Foundation Inc. em Miami, EUA; Membro-representante, no Brasil, do  CELT)  e Doutora Sonia Rinaldi , criadora da revista Contato e da primeira associação de transcomunicadores do país, hoje com cerca de 1.800 membros.


O Padre FRANÇOIS BRUNE
 




OS ATOMOS DO ESPIRITO

O fisico Amit Goswani 


Mas nada tem gerado mais controvérsia que as descobertas da FISICA QUANTICA.

E como a física quântica é a física das "possibilidades”, existem diversos teóricos sobre o assunto. E como toda ciência jovem, logicamente ainda não existe uma unanimidade.
Alguns teóricos são mais ortodoxos, preferem o ponto de vista realista materialista, outros mais "místicos"  como é o caso  de Fritjof Capra , que escreveu o best-seller "O Tao da física" . Nele, traça um paralelo entre a física moderna (relatividade, física quântica, física das partículas) e  as filosofias e pensamentos orientais tradicionais, como o taoísta de Lao Tsé, o Budismo (incluindo o zen) e o Hinduismo.

Quem também apóia a idéia de que fenômenos parapsicológicos são reais é Brian Josephson O estudo do misticismo oriental, e as possíveis implicações que possa ter em relação a questões relacionadas com o conhecimento científico, é uma das áreas pesquisa em que ele desafiou a si mesmo, especialmente desde o início de 2000.

Porém, ninguém esta gerando mais polêmica do que o indiano AMIT GOSWANI.

Amit Goswami,é doutor em Física Nuclear pela Universidade de Calcutá, e foi professor titular de Ciências Teóricas da Universidade do Oregon, EUA, por 30 anos. 
Escreveu obras como "A janela visionária – Um guia para a iluminação por um físico quântico" e mais recentemente, FISICA DA ALMA, onde emprega os fundamentos da física quântica para explicar e provar cientificamente conceitos místicos como imortalidade, reencarnação e pós-vida.

Outros pesquisadores muito discutidos são Henry Stab, Fred Allan Wolf eNick Herbert.

Com certeza, a física quântica ainda vai dar "muito  o que falar”.


CONCLUSÃO

Não queremos de maneira alguma encerrar as discussões, ao contrário, o propósito é acirrá-las.
Com certeza surgiram ainda novos elementos totalmente desconhecidos, novas teorias e novas pesquisas ampliando ainda mais o conhecimento humano.
E cabe salientar, que os nomes supracitados (com exceções de Clovis Nunes e Sonia Rinaldi ) NÃO SÃO ESPIRITAS.

Do outro lado, existem homens como o biólogo Richard Dawkins, que declarou :
 “Os que postulam algo para alem dos limites comuns da materialidade, são analfabetos, porque apenas a matéria é real”.

E você amigo leitor, o que acha?


 FONTES :

 http://mdemulher.abril.com.br/

 http://movimentoequilibrio.wordpress.com/fisica-quantica-e-espiritualidade/


 WIKIPÉDIA



LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...