Dificil resumir em poucas palavras o vulto JOSE HERCULANO PIRES (1914 -1979)
Jornalista, filósofo, educador , foi ferrenho defensor e divulgador da DOUTRINA ESPIRITA .
Por desafio do amigo Dadício de Oliveira Baulet , leu o LIVRO DOS ESPIRITOS em 1936 , e diante da profundidade da obra, tornou-se espirita.
Casou-se em dezembro de 1938 com Maria Virginia Ferraz Pires, e tiveram quatro filhos.
Em 1940 transferiu-se para Marília, onde adquiriu o jornal Diário Paulista, que dirigiu por seis anos. Mais tarde , se formaria em filosofia pela USP.
Na década de 50 , começa a escrever sobre espiritismo no jornal DIÁRIO DE SÃO PAULO.
Herculano pires defendia a pureza doutrinaria , ou seja, combatia as mistificações na doutrina espirita e propunha o respeito e propagação da legitima obra de Allan Kardec.
Entre tantos trabalhos, destacam-se suas traduções dos livros de Kardec , consideradas entre as melhores , repletas de riquissimas notas de rodapé.
Como todo missionario , Herculano foi combatido pelo seus “irmãos de fé” , mas jamais titubeou , sempre defendendo suas ideias amparadas pela lógica , o bom-senso e tendo Allan kardec como base.
J.Herculano pires foi um dos gigantes do espiritismo e com certeza será chamado de mestre pelas proximas gerações :
“Ser espírita, portanto, é viver o Espiritismo. É transformar os princípios doutrinários em norma viva de conduta, para todos os instantes de nossa curta existência na terra. É praticar, enfim, o Espiritismo, não apenas no recinto dos Centros ou no convívio dos confrades, mas em toda parte em que nos encontremos – na rua, no trabalho, no lar, na solidão dos próprios pensamentos."
E como declarou o sábio EMMANUEL sobre Herculano Pires : "o metro que melhor mediu Kardec".
FONTES : Wikipédia , internet
FONTES : Wikipédia , internet