Este bom baiano da cidade de Feira de Santana é um dos grandes (se não o maior) divulgador da doutrina espírita.
Divaldo, solteiro, funcionário publico aposentado, nasceu no dia 05 de maio de 1927.
Começou a manifestar sua mediunidade a partir dos 4 anos de idade.
Divaldo já psicografou mais de 200 obras, sempre sendo guiado pela veneranda Joanna de ANGELIS, seu guia espiritual.
Porém, Divaldo tornou-se mundialmente famoso por ser sem dúvida o MAIOR ORADOR ESPIRITA DO MUNDO.
Já realizou mais de 10.000 conferências em mais de 2000 cidades brasileiras e mais de 60 paises.
A exemplo de Chico Xavier, todo dinheiro arrecadado com a venda de DVDS e livros (são mais de 10 milhões de exemplares vendidos) é sempre doado a instituições filantrópicas, principalmente a MANSÃO DO CAMINHO.
A Mansão do caminho, co-fundada pelo próprio Divaldo em Salvador 1952, atende a 3.200 crianças e jovens de famílias de baixa renda. Educou mais de 600 filhos adotivos, hoje emancipados e a maioria com família constituída. Mais de 35.000 crianças e jovens passaram até hoje pelos vários cursos e oficinas da Mansão do Caminho.
Divaldo apresentou, desde jovem, diversas faculdades mediúnicas, tanto de efeitos físicos quanto de efeitos intelectuais. Destaca-se, dentre elas, no entanto, a psicografia.
Por meio das obras de Joanna de Ângelis, Divaldo pôde alcançar o reconhecimento não apenas entre os religiosos e espiritualistas, mas também em outras linhas de conhecimento, como a psicologia e a parapsicologia. Isso se deu principalmente em função dos livros publicados na Série Psicológica, onde tratou dos malefícios das fugas da realidade e enfatizou a importância do autoconhecimento e auto-enfrentamento.
A Série Psicológica foi escrita à luz dos pensamentos de Allan Kardec e de pesquisadores da psiquê humana, a exemplo de Carl Jung.
A maioria das obras escritas por Divaldo Franco sob o comando de Joanna de Ângelis almeja incentivar o autodescobrimento e facilitar a aplicação no dia-a-dia dos ensinamentos morais de amor fraterno contidos nos Evangelhos e na Doutrina Espírita, incentivando o leitor a enfrentar as dificuldades cotidianas de modo mais prático e otimista.
Hoje , octagenário , Divaldo continua em sua missão, fazendo palestras ao redor do mundo , divlugando a doutrina espirita, e mais importante , praticando a verdadeira caridade.
FONTES Internet e site oficial de Divaldo