terça-feira, 22 de maio de 2012

AFINAL, O QUE É ESPIRITISMO?

ALLAN KARDEC

O Espiritismo é uma religião popular não só no Brasil como também em CUBA.
Seus adeptos se encontram em todas as classes sociais e segundo o CENSO do ano 200O do IBGE, o Espiritismo é a terceira maior religião brasileira, contando com 2,3 milhões de adeptos.
O maior divulgador da doutrina espírita no Brasil, sem duvida alguma, foi o médium mineiro Francisco Candido Xavier, mais conhecido como CHICO XAVIER (1910 -2002)


Mas, afinal, o que é espiritismo ?






A GÊNESE DO ESPIRITISMO

O termo ESPIRITISMO e ESPIRITA ,foi cunhado pelo emérito pedagogo francês Hippolyte Léon Denizard Rivail (3 de outubro de 1804 —  31 de março de 1869).

Em meados do século XIX, o Professor Rivail se interessou pelo fenômeno das MESAS GIRANTES, muito em voga na Europa.

Depois de uma serie de pesquisas e experiências, o honorável professor conclui que as mesas se manifestavam por ações de Espíritos, almas desencarnadas dos homens que viveram na Terra.

Contando com concurso de vários MEDIUNS, o Sr Rivail reuniu diversas comunicações, além de milhares de cartas psicografadas por médiuns do mundo todo.

Após um exaustivo trabalho, o professor reuniu os principais ensinamentos dos espíritos e os lançou em um livro, O LIVRO DOS ESPIRITOS, em 18 de abril de 1857.
Para que a obra chamasse atenção pelo seu conteúdo e não por seu autor, visto que o Professor Rivail era um intelectual muito conceituado a época, este adotou o pseudônimo de ALLAN KARDEC, seu nome em uma vida anterior.


A DOUTRINA ESPIRITA

Segundo o dicionário Aurélio, DOUTRINA são princípios fundamentais de uma crença, sistema ou ciência.

Os fundamentos do Espiritismo  são:

- A existência de DEUS, que é a inteligência suprema, causa primária de todas as coisas, Deus é eterno; infinitamente perfeito; imutável; imaterial. Deus é único, onipotente e soberanamente justo e bom.

- A REENCARNAÇÃO.
A alma humana, não só sobrevive a morte, como também EVOLUI MORAL e INTELECTUALMENTE através de inúmeras reencarnações.

- O LIVRE – ARBITRIO e LIBERDADE DE PENSAMENTO.

- a comunicabilidade com os espíritos.
Certas pessoas possuem a capacidade de se comunicar com espíritos, esta capacidade é chamada de MEDIUNIDADE.

- PLURALIDADE DOS MUNDOS HABITADOS.

- LEI DE AÇÃO e REAÇÃO.
Popularmente conhecida como KARMA (embora o próprio Kardec nunca tenha usado esta expressão)

- JESUS CRISTO como modelo e guia moral.
O espiritismo prega a mesma moral do CRISTIANISMO ou seja , a BENEVOLENCIA , o PACIFISMO, a COMPAIXÃO , o PERDÃO e jamais praticar o MAL.

- REFORMA INTIMA.
É a pratica da qual o individuo esforça-se para se tornar melhor, combatendo  seus  vícios e falhas morais, principalmente o EGOISMO.

O espiritismo também apresenta ausência de clero, rituais e cerimônias como casamentos , batismos , etc. 

Diversos termos foram criados ou popularizados pela doutrina, tais como: MEDIUM, PSICOGRAFIA, TIPTOLOGIA, PERISPIRITO, entre outros.


OS LIVROS DOS ESPIRITAS

Allan Kardec sempre recusou o titulo de “fundador” ou “revelador” do espiritismo, visto que os ensinamentos não vieram dele, mas sim de espíritos bons e sábios, denominados superiores, “Fui apenas um secretário” dizia o mestre liones.
Por ter sistematizado as comunicações, Kardec ganhou a alcunha de CODIFICADOR.

Em termos doutrinários, não existe nada “sagrado”, “perfeito” ou inquestionável,  segundo Kardec, os espíritos falam a verdade, mas uma verdade relativa, pois como também estão evoluindo, revelam seus conhecimentos na medida que vão aprendendo.

As informações trazidas pelos espíritos, devem passar pelo “crivo da razão” , e serem analisadas com bom-senso, nunca aceitas como Dogmas ou verdades absolutas.
A perfeição total e verdade absoluta pertence apenas a DEUS e ninguém  mais .

Usando destes critérios, o Professor Rivail escreveu diversos livros, cinco deles são a base da Doutrina, o chamado “Pentateuco espírita” ou OBRAS BASICAS , que são:

O LIVRO DOS ESPIRITOS – 1857
Organizado em forma de perguntas e respostas, traz 1019 questões formuladas por Allan kardec e respondidas pelos espíritos superiores.
Este livro é base de toda Doutrina Espírita .

O Livro dos Médiuns  -1861
O guia fundamental para prática da mediunidade.

O Evangelho segundo o Espiritismo - 1864
Traz as analises filosoficas sobre o ensinamentos éticos de Jesus Cristo. È um profundo tratado sobre a moral, pedra angular da doutrina. Este é o livro mais popular do espiritismo.

O Céu e o Inferno - 1865
Consiste nos depoimentos de diversos espiritos , desde os mais primitivos até os mais elevados , narrando suas experiências no mundo espiritual .

A Gênese- 1868.
Voltado para a ciência , traz pesquisas sobre astronomia , origem das especies e analises sobre a Genese Biblica.

Kardec dizia que a “obra não está pronta e acabada”, e que o Espiritismo anda “par e passo” com a ciência. Seguindo a orientação de Kardec, o Espiritismo nunca ficará  ultrapassado , pois assim que ficar compravado algum erro, ele deverá se corrigir e aceitar as provas IRREFUTÁVEIS apresentadas pela ciência.



A CARIDADE SEGUNDO O ESPIRITISMO.

Embora a prática mediúnica e todo sua fenomenologia gerem controvérsia, o reconhecimento as obras de caridade dos espíritas é quase unânime.
De acordo com a Doutrina, é impossível a EVOLUÇÃO MORAL, sem a prática do AMOR FRATERNAL e INCONDICIONAL ensinado por Jesus. 
Seguindo estas máximas, os espíritas fundaram diversas instituições assistenciais sem fins lucrativos (clique aqui e conheça algumas delas)
O lema, FORA DA CARIDADE NÃO HÁ SALVAÇÃO, tornou-se indissociável ao movimento espírita.
Com essa postura, aliado o seu caráter pacifista e tolerante, o Espiritismo angariou a simpatia da sociedade em geral.


CONSIDERAÇÕES FINAIS.

Por ensinar que a morte não é o fim , mas apenas uma etapa na evolução dos seres humanos , o Espiritismo aboliu o medo da morte ou melhor dizendo da “desencarnação”.

Pela prática da mediunidade, lembrando que MEDIUM (paranormal) não quer dizer necessariamente ESPIRITA (adepto da Doutrina Espírita), é possível a comunicação com os "mortos", trazendo consolação aos corações angustiados pela saudade dos entes queridos.

Pela crença na evolução infinita, o Espiritismo incentiva o estudo de todas as ciências, todas as artes e todo e qualquer aspecto construtivo do conhecimento humano (vide questão 898 de o livro dos espíritas )

O Espiritismo não julga, não condena , defende o livre-arbítrio e a liberdade de pensamento e não faz proselitismo religioso.

Por pregar o amor cristão, o Espiritismo incentiva e pratica a caridade, a solidariedade, a compaixão , fraternidade e o pacifismo  contribuindo para um mundo melhor.

CHICO XAVIER , O GRANDE NOME DO ESPIRITISMO BRASILEIRO



LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...